Como escolher um Coach para o seu negócio?

Como escolher um Coach para o seu negócio?


A ActionCOACH está a mudar o modo como as empresas estão a crescer as suas equipas de uma forma sustentada, contratando as pessoas certas, no momento certo, para fazer as coisas certas. E o seu negócio? Já analisou o verdadeiro valor que um coach de negócios poderá acrescentar? Sim mas ainda não encontrou a equipa certa? Nós queremos ajudar!

Costuma receber aqueles e-mails e chamadas (já para não falar da publicidade que vai para spam) de coaches de negócios que tentam convencê-lo que eles têm as respostas que explicam o motivo do seu negócio não estar a crescer? Da próxima vez que lhe ligarem, vire o jogo ao contrário.

Aqui estão sete questões que lhes pode fazer a respeito do negócio deles. A qualidade das respostas que receber dir-lhe-ão tudo o que precisa para saber se pode confiar neles para ajudá-lo no seu negócio:


1. “Pode dar-me um exemplo embaraçoso de como o seu próprio negócio de coaching não se encontra de acordo com os seus valores fundamentais e o que é que está a fazer para mudar isso?”

Toda a gente tem as suas fraquezas. E você nunca confiará as suas fraquezas a um coach que não assuma algumas das suas.

ActionCOACH: Nós defendemos os nossos 14 pontos de cultura com unhas e dentes. É por isso que escolhemos estar na equipa mundial da ActionCOACH.


2. “Quem é o seu cliente de coaching ideal? Não pelo tipo de negócio, mas pelo tipo de pessoa com quem você adora trabalhar?”

Se um coach não sabe quem são as pessoas por quem ele tem a paixão de se colocar ao serviço e apresentar uma razão para tal, é porque ainda não fez o verdadeiro trabalho de marketing e desenvolvimento da marca, e vai debater-se com grandes dificuldades para ajudá-lo no seu negócio.

ActionCOACH: Nós temos tido experiências excelentes com empresas familiares com vários sócios, mas também com sociedades unipessoais. Valorizamos pessoas que se sintam preparadas para trabalhar com um coach! Alguém que vê o que não consegue (e por vezes não quer) ver, alguém que diz o que não quer ouvir.


3. “Alguma vez teve ou desenvolveu um negócio que tenha falhado?”

Ainda que o coach tenha tido sucesso no passado, você consegue efetivamente saber o motivo? Perceba como ele terá lidado com o fracasso – essa é a janela que precisa para compreender quem ele é pessoal e profissionalmente.

ActionCOACH: Nem todos os modelos de negócio têm mercado para se poderem desenvolver. Um dos nossos clientes, embora tivesse vontade de continuar o seu crescimento dos últimos 15 anos, teve de assumir que reestruturar a equipa, reduzindo de 30 para 17 pessoas era essencial para sobreviver.


4. “Quais os sistemas que utiliza no seu negócio para gerir as despesas e estabilizar o cashflow?”

Recentemente, ouvi alguém da nossa indústria dizer que não é necessário saber sobre negócios para se ser um coach de negócios. Isto é completamente de loucos! Um coach não só deve saber sobre negócios, como é bom que saiba gerir um… o dele próprio!

ActionCOACH: Nós temos metodologias testadas e medidas em todas as partes do mundo para lidar com os desafios típicos: Tempo, Dinheiro e Equipa. Estamos rodeados pelos melhores profissionais nas áreas de contabilidade, software de gestão para facilitar a integração, etc. Congruência é um valor importante para nós. Fazemos o que ensinamos, à nossa escala.


5. “Qual a sua definição de sucesso?”

Está de acordo com a sua própria definição nos moldes que para si são importantes? Você pretende ter um coach que partilhe a sua perspetiva no que diz respeito ao que nos conduz a uma vida próspera e com um sentido – de outra forma, como poderá ele ajudá-lo a chegar lá?

ActionCOACH: Nós partilhamos a nossa visão de sucesso a nível familiar e a nível profissional, partilhamos com o cliente no processo de alinhamento de valores e sonhos para assegurar que todos puxam do mesmo lado da corda. Há clientes que valorizam objetos materiais, outros o bem-estar em família, outros uma combinação. O importante é esclarecer logo no início.


6. “O que é exatamente o coaching de negócios? Soa-me a uma mistura de consultoria e terapia… estou certo?”

A capacidade do coach para responder a esta pergunta é fundamental para o sucesso a longo prazo da vossa relação.
ActionCOACH: O sucesso das empresas depende em larga escala das pessoas que lá estiverem. A vida empresarial pode, por vezes, ser muito solitária. Ter um coach de negócios na nossa ótica é como ter um copiloto que o ajude a pilotar o avião. Comunicação é essencial, como também a liderança, combinado com capacidades de gestão, capacidades técnicas e espírito empreendedor. Geralmente, intervimos menos nas capacidades técnicas porque trabalhamos “O” negócio com foco para o futuro, tendo em conta o passado, tomando decisões no presente. Não nos posicionamos como um consultor (porque não temos a experiência técnica do negócio) nem como um professor (não somos donos de toda a verdade).


7. “Já estamos a conversar há 45 minutos – o que é que a sua intuição lhe diz sobre a disfunção no meu negócio, ou em mim enquanto líder?”

Se o coach não ficou com, pelo menos, uma pergunta difícil… ou pior, não pensou sequer numa pergunta, provavelmente está na profissão errada.

ActionCOACH: Nós teremos muitas perguntas a fazer ou já feitas, sobre o negócio, sobre a pessoa. 95% do processo de coaching é fazer perguntas. Por vezes, respondemos a uma pergunta com outra pergunta.

Para além destas sete perguntas, as grandes questões para as quais precisa de encontrar uma resposta são: Gosto do coach? Conheço o coach? Confio no coach? Se todas as respostas forem sim, o melhor a fazer é testar e medir!

 

Ken Gielen

kengielen@actioncoach.com

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