DESEMPENHO PREMIADO APÓS TRABALHO DE COACHING

DESEMPENHO PREMIADO APÓS TRABALHO DE COACHING


No passado dia 9 de Outubro realizaram-se os Business Excellence Forum & Awards em Portugal, evento promovido pela empresa de coaching ActionCOACH, com o objetivo de distinguir os melhores gestores do País. Bradley Sugars, fundador da empresa e autor de vários best-sellers - sendo o último "Buying Customers" - foi um dos oradores presentes ao lado de Carla Rocha, apresentadora da RFM e formadora na área da comunicação. Ken Gielen, diretor executivo da marca no nosso país, deu uma entrevista à Bons Negócios explicando os benefícios do coaching e destes prémios para uma empresa.

Qual a importância deste tipo de prémio para um empresário?
A vida de um empresário por vezes é bastante solitária. É difícil falar com os colaboradores sobre determinadas medidas. Por isso, o reconhecimento de uma empresa, deve-se em parte à equipa. E para reconhecer a equipa, todo o tipo de prémios são importantes pois é uma forma de reconhecimento. Neste caso conseguimos juntar cerca de 80 gestores e empresários em Lisboa que tiveram um dia de formação intensiva com Brad Sugars e com a Carla Rocha sobre como gerir melhor as suas equipas, vendas, como potenciar o seu negócio. 

Um prémio dá credibilidade ao profissional e também à empresa onde trabalha? 
Há prémios para o indivíduo, como há prémios para o coletivo. Para além da credibilidade há também o compromisso para querer ganhar mais prémios, afetando positivamente o empenho e espírito de equipa. Se os colaboradores perceberem que também têm a ganhar com o sucesso da empresa então vão empenhar-se mais no seu trabalho. No fundo, todos ganham.

Na sua opinião acha que um cliente pode acreditar mais no valor de um empresário se souber que este ganhou um prémio?
A melhor forma de ganhar credibilidade é publicar testemunhos de clientes satisfeitos. Mas, e talvez a parte mais interessante, é a combinação entre o orgulho da equipa por ter ganho um prémio e o reconhecimento dos clientes pelo serviço prestado. Um prémio vale o que vale, mas para um cliente saber que uma empresa é reconhecida pode determinar a sua decisão de compra. Porém, considero que só se dermos uma boa experiência a um cliente é que ele quererá voltar a requerer os nossos serviços. 

Destaque dois dos vencedores e explique a sua evolução com base no coaching feito.
A Sidónia Faustino, da Kitsec, que ganhou o prémio Empreendedora do Ano. A Sidónia é de facto um exemplo para muitas pessoas. Tem olho para o negócio, está atenta ao mercado e, neste caso, em pouco tempo conseguiu implementar 80 lojas Wash Station (lavandaria self-service) em menos de dois anos. O desafio principal da Sidónia era o foco na equipa de pós-venda que acompanhasse a instalação e apoio. Ela aprendeu que é importante ter regras e sistemas para apoiar a decisão e a gestão da rede. 
Outro vencedor que destaco é Paulo Pinto da Imppacto, como o CEO do ano. A empresa Imppacto e o seu CEO têm imensa ambição. Têm 14 anos de mercado e precisavam de sistematizar processos comerciais e de operações para melhorar o desempenho. Como havia muitos vícios, levámos algum tempo a dar a volta, mas de momento o futuro é risonho. Testar e medir tem sido a expressão preferencial do Paulo.

Além dos prémios, o evento foi palco de uma série de workshops para formar e treinar empresários, equipas, fornecedores e clientes. E em diferentes áreas, desde a gestão de vendas, rentabilidade de negócio, tesouraria, liderança e gestão de equipas. Formar é preciso?
Claro que sim, não podemos apenas aprender de tentativa e erro. Não podemos apenas tirar um curso superior e pronto. A aprendizagem tem de ser contínua. Para além de workshops, ler um livro por mês, por exemplo, é o que aconselhamos aos nossos clientes. 

Todo o empresário - e também colaborador - precisa de um coach?
O nosso propósito na ActionCOACH é conseguir um coach de negócios para cada empresário, não só em Portugal como nos outros 58 países onde estamos ativos. O nosso papel é de orientar o empresário, de lhe dar ferramentas e ajudar a desenvolver competências. Hoje em dia usa-se coaching para muitas áreas, mas de facto acreditamos que se o empresário for o coach da sua equipa, a equipa evoluirá mais rapidamente. Por vezes damos a resposta quando devíamos colocar perguntas, sendo essa uma das ferramentas em coaching. Portanto, sim toda a gente tem de ter um coach, no desporto ou nas empresas. Pelo menos todas as pessoas que queiram alcançar o seu potencial.

Qual o papel de um coach? Mostrar o caminho ou construir o caminho com o cliente?
O papel de um business coach é de orientar o empresário no desenvolvimento do negócio e respetivo crescimento sustentado, mas tudo em função dos objetivos pessoais e familiares. Ou seja, ajudar a construir o caminho, sendo que o destino é definido por cada um.

Quais os maiores benefícios do coaching para uma empresa?
Há vários benefícios, sendo que o foco nos objetivos, prestação de contas sobre o planeamento feito, e o próprio planeamento em si podem ser os mais evidentes. Um coach obriga-nos a determinar as nossas tarefas e a fazê-las. No fundo é como ter um personal trainer. Não faltamos porque marcámos uma aula com ele e há um sentimento de compromisso. É esse sentimento que um coach executivo tenta transmitir aos seus "atletas", que devem comprometer-se com a sua empresa e com os seus colaboradores, mesmo que isso signifique não estar lá fisicamente. Para muitos empresários o problema maior é o negócio não funcionar sem eles. Há que delegar, imputar responsabilidades aos colaboradores para que o negócio não fique parado e para que o próprio gestor consiga trazer mais negócio para a empresa. 

A ActionCOACH faz 10 anos em Portugal. Qual o balanço que faz da empresa de coaching no País? Quantas empresas e empresários ajudaram a melhorar a sua gestão?
O balanço é positivo e em fase de crescimento. As últimas estatísticas apontam que temos atualmente 74 empresas em carteira, sendo que no ano passado eram perto de 40 que em 2014 em média aumentaram em 15.5% a sua faturação, criando perto de 120 postos de trabalho. Atualmente somos nove business coaches e queremos até 2020 crescer até 100.

Fonte: Site Bons Negócios

Link: http://bonsnegocios.com.pt/a/desempenho-premiado-apos-trabalho-de-coaching-

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