Um dos maiores desafios, ao nível profissional, é saber lidar com clientes difíceis que nunca estão satisfeitos. Este tipo de cenário coloca o vendedor na defensiva, tornando-o muito menos eficaz nas negociações. Para o ajudar a lidar com estas situações identificamos 6 Estratégias:
Ao lidar com um cliente exigente, o profissional de vendas não deve ser autoritário ou agressivo. Deve sim falar calmamente mesmo quando é claro que o cliente tem razão. Deixe que o cliente diga o que tem a dizer. Ao ouvir, tem a oportunidade de construir confiança, empatia e harmonia e acalma a pessoa difícil que está diante de si.
Pode demonstrar empatia através de contacto visual, linguagem corporal ou sinais verbais que mostram a sua preocupação. Ao ser empático, deixa claro que compreende as preocupações do cliente.
Se um cliente está irritado, deve estar tranquilo, baixar a voz e falar devagar, mas com firmeza. Tem que ter em mente que as emoções são contagiosas e se responder da mesma forma emocional do cliente, a negociação não será produtiva.
Numa situação de conflito, é eficaz imaginar outros clientes observando a interacção como forma de manter a calma. Essa simples mudança de perspectiva concede-lhe uma mente aberta para pensar claramente. Dessa forma, quando um cliente difícil se torna irado ou abusivo, o profissional pode invocar o "público invisível" de vendas para permanecer concentrado.
Se o cliente se torna abusivo, deve se lembrar que a raiva vem do medo. Ao colocar de lado a raiva e procurar ler nas entrelinhas para discernir os temores dos clientes exigentes, e entender a questão fundamental em causa.
Ao lidar com um cliente insatisfeito, precisa de se lembrar que esta é uma questão inerente aos negócios e não uma questão pessoal. Se for atacado, ao nível pessoal, pode defender-se e afastar-se do tema em questão.
Sabendo que a origem da raiva pode ser o medo, vai estar em vantagem. O medo usa a raiva para ganhar o controlo. Se responde à raiva com raiva, vai iniciar-se “uma guerra” e o relacionamento vai ser destruído. Portanto, deve ser uma presença passiva mas firme, lembrando-se que o cliente se sente fora de controlo e está tentando ganhar o controlo. Deverá então ser prudente e permanecer calmo, flexível, paciente e consciente.
Olga Gonçalves
olgagoncalves@actioncoach.com
Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!
Contacte-nos
ActionCOACH Portugal
The Worlds #1 Business Coaching Firm
Geral
+351 217 217 400
Lisboa
Rua D. Jorge da Costa, 10, Loja B2
1400-414 Lisboa
+351 93 288 82 28
Porto
Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto
+351 912 165 345 ou +351 226 170 935
portugal@actioncoach.ptNewsletter
Subscreva a nossa newsletter
Links
Termos e Condições
Política de Privacidade
Política de Cookies
Copyright
© 2017 ActionCOACH