Se está interessado em fazer crescer o seu negócio aumentando os seus lucros em 61% leia este artigo.
Pergunta: É possível com um aumento de 10% em determinadas áreas do meu negócio aumentar 61% dos meus lucros?
Resposta: Sim…não se trata de uma “ciência foguetão” mas sim em dividir para multiplicar os seus resultados!
Na ActionCOACH trabalhamos as Vendas com base em 2 ferramentas importantes:
Se já estabelecemos uma sólida Proposta Única de Venda, apresentamos uma garantia valorizada pelo mercado e elaborámos um plano de marketing que conduza as mensagens principais do negócio ao seu mercado alvo, então estamos em situação de passar da concorrência pelo preço para a concorrência baseada em benefícios. Está criado o nicho do seu negócio, que lhe permite não competir somente pelo preço. Depois devemos monitorizar os resultados de forma permanente para que a diferenciação conseguida não se esbata com a evolução natural do mercado.
Cada automóvel tem o seu chassis – o quadro em que assentam todas as peças por que é constituído. É o “esqueleto”. Na verdade, muitos modelos de automóvel são construídos sobre chassis iguais ou semelhantes.
Um exemplo é o Ford Mondeo e o Jaguar X-TYPE. Ambos são construídos sobre o mesmo chassis e destinados a mercados totalmente distintos.
Como? Um veículo de gama média e outro de luxo são construídos sobre o mesmo chassis?
Sim! O mesmo se aplica no funcionamento de negócios de pequena e média dimensão e de grandes empresas. Todos os negócios assentam sobre um Chassis de Vendas que é equivalente. Por isso entendê-lo e saber trabalhar com ele é absolutamente fundamental.
O primeiro passo para que a nossa máquina de negócios tenha elevado desempenho é perceber os componentes do chassis, quais são e como trabalham juntos. Compreender bem isto faz com que o “Chassis dos Negócios” seja uma ferramenta que vai alavancar o nosso crescimento.
O Chassis é composto por cinco componentes, cinco actividades que todas as empresas desenvolvem. Mas muitos empresários não reconhecem que elas estão interligadas e que trabalham em conjunto para fazer crescer os negócios.
Esses cinco componentes são:
Estratégias clássicas geradoras de contactos são anúncios em meios de comunicação imprensa, TV, rádio), cartazes em locais de grande exposição, distribuição de folhetos comerciais num local de grande tráfego de pessoas, envio de cartas a entidades ou pessoas que integrem o mercado alvo (correio directo), mas também estratégias que passam pela utilização de redes sociais como o Facebook ou o LinkedIn.
Para facilitar o processo de venda e a conversão podemos pensar em medidas como a construção de guiões de vendas, argumentário para ultrapassar objecções, métodos de follow-up ou a apresentação de uma garantia formal que reduza o risco da compra.
Para incentivar a compra repetida é essencial a construção de uma Base de Dados de Clientes que seja utilizada por um sistema de gestão (CRM), assim como fazer o planeamento de compras futuras ou oferecer vouchers para utilização posterior.
A criação de “pacotes” de produtos e serviços a um preço atractivo, construir listas de produtos/serviços para utilização pelos vendedores ou fazer ofertas em compras superiores a determinado valor, são exemplos de medidas que conduzem ao aumento da venda média.
Aumentar as margens pode passar por focar as vendas em produtos/serviços de maior margem, e na ligação das comissões a pagar aos vendedores à margem obtida e não ao valor de facturação.
Assim, para utilizar o Chassis e todo o seu potencial, há que ter presentes os dados do negócio nestes cinco componentes críticos. Sem dados numéricos não vamos saber o que está a funcionar e o que não está. Uma parte considerável dos empresários trabalham um pouco “às cegas”– não têm dados sobre estes cinco componentes críticos dos seus negócios. É como conduzir um carro com os olhos fechados ou, pelo menos, com má visibilidade…
Recolher e registar estes dados permite construir uma máquina de negócios de alto desempenho e que é previsível, mesmo em tempos de crise. Comece hoje mesmo a construir o Chassis do seu negócio e conduza o seu negócio de “olhos abertos”!
Nota Importante: Você não consegue gerir o que não mede! E não consegue melhorar o que não é testado! A chave é: Testar e Medir-
Na ActionCOACH temos mais de 344 estratégias documentadas para trabalhar cada área do chassis.
Com a orientação, aconselhamento e treino de um Coach empresarial poderá dar força à sua empresa mesmo em época de crise. Com a sua experiência no mundo empresarial, dar-lhe-á as ferramentas necessárias para assumir o controlo das situações – por muito complicadas que pareçam – e ajudará a obter resultados em menos de 3 meses.
Categorias
Vendas , Gestão do Negócio , Alavancagem , Dinheiro e Finanças
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