As 5 questões que deve fazer a si mesmo antes

As 5 questões que deve fazer a si mesmo antes


Sim, pode ter uma excelente ideia, mas como torná-la realidade?

Quando vê outra pessoa a jogar qualquer jogo, é fácil ver todas as oportunidades e estratégias para o ganhar. Mas, quando é você a jogar, tudo parece mais complicado.

Isto é exatamente o que acontece com os novos empresários. Têm excelentes ideias, mas falta a capacidade para entender os riscos, a experiência e o tempo previsto para atingir o sucesso.

A grande questão é: o que devem os novos empreendedores saber antes de lançar o seu negócio? Não há uma resposta igual para todos os casos, porque o Meio Ambiente pode afetar as novas empresas de maneira diferente. Mas vou tentar ajudar com 5 perguntas que deve colocar antes de iniciar o negócio.

  1. Porque é que vou iniciar este negócio? As razões para isso acontecer são várias. Alguns não querem trabalhar por conta de outrem, outros estão cansados das rotinas e do trabalho das 9h às 17h, outros ainda (diria que a maioria) porque querem ganhar mais dinheiro.

Lamento informar, mas se está a iniciar o seu negócio apenas por estes motivos, provavelmente irá falhar.

Em vez disso deve encontrar o objetivo, o propósito. Qual a necessidade que o mercado tem e que o seu negócio vai ajudar a superar? É crucial que examine minuciosamente a sua ideia. Verifique os prós e contras.

Todo o empresário deve ser capaz de responder à pergunta: “Porque é que eu estou a fazer isto?” Parece uma pergunta simples, mas inevitavelmente vão existir momentos em que as coisas vão correr menos bem, a esperança diminui e precisa de ter bem presente porque resolveu fazer esta viagem. Como empresários a construção e o crescimento são processos que nunca estão terminados completamente.

Torna-se crucial a definição da Visão e Missão da sua empresa, para manter o foco nos objetivos do projeto, tanto empresariais como pessoais.

  1. Qual é o meu mercado-alvo? Conhecer o seu nicho de mercado é fundamental. As suas vendas e lucros vão depender disso. Lembre-se: se quiser vender a todo o mercado, não está a vender a ninguém. É obrigatório identificar qual o segmento de mercado para quem o seu produto ou serviço é dirigido.

Só conhecendo quem são os seus potenciais clientes pode fornecer aquilo que eles realmente querem. Como escreveu Jeffrey Gitomer n’O Livro Vermelho das Vendas: “Dito de forma simples, isto significa que proporciono valor aos meus clientes antes de lhes pedir que me comprem alguma coisa”.

  1. Qual é a minha estratégia de Marketing? Cerca de 65% das empresas em Portugal não tem presença na Internet. No final de 2016, a percentagem de indivíduos com mais de 15 anos que utiliza internet em Portugal é de 70,4% e a aumentar. (fonte: INE, Portadata) Será que é aqui que está o seu nicho? E, sendo assim, como é que eles sabem da sua existência?

O plano de marketing vai tornar a sua empresa menos vulnerável a períodos de crise. Podemos prever com antecedência e “sentir” o mercado, superando os nossos concorrentes através do planeamento de produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes.

  1. O que colocar no meu Plano de Negócios? Quem inicia um negócio tem muitas vezes a noção de que apenas é necessário um Plano de Negócios se estivermos à procura de investimento. Errado! Um bom plano indica, à partida, se uma empresa é viável ou não, e quais são os seus pontos fortes e fracos.

Escreva o seu Plano de Negócios. Detalhe toda a parte financeira, operacional e de marketing.

Aventurar-se num negócio é uma escolha. Essa escolha hoje vai determinar o seu futuro. Tudo o que for planeamento vai ajudá-lo a evitar surpresas mais tarde. “Se falhar o planeamento, está a planear o falhanço!” palavras de Benjamin Franklin.

  1. Quais são as minhas vantagens competitivas? São os clientes que vão decidir o futuro da sua empresa. Mas não “porque o cliente tem sempre razão”. O motivo é porque tem de oferecer sempre algo melhor ou diferente dos seus concorrentes.

Algo importante quando está a lançar um novo negócio é proporcionar aos seus clientes aquilo que eles querem e não necessariamente o que você deseja.

Espero ter ajudado a clarificar e a potenciar melhores empresas e empresários.

Se necessitar de alguma ajuda para definir o seu propósito, segmentar o seu mercado-alvo, o plano de negócios ou a sua estratégia de marketing, ou ainda se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários.

Dê-me o seu feedback.

Luís Charneca

luischarneca@actioncoach.com

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Empreendedorismo

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