Sim, pode ter uma excelente ideia, mas como torná-la realidade?
Quando vê outra pessoa a jogar qualquer jogo, é fácil ver todas as oportunidades e estratégias para o ganhar. Mas, quando é você a jogar, tudo parece mais complicado.
Isto é exatamente o que acontece com os novos empresários. Têm excelentes ideias, mas falta a capacidade para entender os riscos, a experiência e o tempo previsto para atingir o sucesso.
A grande questão é: o que devem os novos empreendedores saber antes de lançar o seu negócio? Não há uma resposta igual para todos os casos, porque o Meio Ambiente pode afetar as novas empresas de maneira diferente. Mas vou tentar ajudar com 5 perguntas que deve colocar antes de iniciar o negócio.
Lamento informar, mas se está a iniciar o seu negócio apenas por estes motivos, provavelmente irá falhar.
Em vez disso deve encontrar o objetivo, o propósito. Qual a necessidade que o mercado tem e que o seu negócio vai ajudar a superar? É crucial que examine minuciosamente a sua ideia. Verifique os prós e contras.
Todo o empresário deve ser capaz de responder à pergunta: “Porque é que eu estou a fazer isto?” Parece uma pergunta simples, mas inevitavelmente vão existir momentos em que as coisas vão correr menos bem, a esperança diminui e precisa de ter bem presente porque resolveu fazer esta viagem. Como empresários a construção e o crescimento são processos que nunca estão terminados completamente.
Torna-se crucial a definição da Visão e Missão da sua empresa, para manter o foco nos objetivos do projeto, tanto empresariais como pessoais.
Só conhecendo quem são os seus potenciais clientes pode fornecer aquilo que eles realmente querem. Como escreveu Jeffrey Gitomer n’O Livro Vermelho das Vendas: “Dito de forma simples, isto significa que proporciono valor aos meus clientes antes de lhes pedir que me comprem alguma coisa”.
O plano de marketing vai tornar a sua empresa menos vulnerável a períodos de crise. Podemos prever com antecedência e “sentir” o mercado, superando os nossos concorrentes através do planeamento de produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes.
Escreva o seu Plano de Negócios. Detalhe toda a parte financeira, operacional e de marketing.
Aventurar-se num negócio é uma escolha. Essa escolha hoje vai determinar o seu futuro. Tudo o que for planeamento vai ajudá-lo a evitar surpresas mais tarde. “Se falhar o planeamento, está a planear o falhanço!” palavras de Benjamin Franklin.
Algo importante quando está a lançar um novo negócio é proporcionar aos seus clientes aquilo que eles querem e não necessariamente o que você deseja.
Espero ter ajudado a clarificar e a potenciar melhores empresas e empresários.
Se necessitar de alguma ajuda para definir o seu propósito, segmentar o seu mercado-alvo, o plano de negócios ou a sua estratégia de marketing, ou ainda se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários.
Dê-me o seu feedback.
Luís Charneca
luischarneca@actioncoach.com
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