Como Identificar Oportunidades e Defender-se Contra Ameaças

Como Identificar Oportunidades e Defender-se Contra Ameaças


Este mês, alguns clientes vieram falar comigo sobre como concluir uma análise SWOT (Strength – Forças; Weakness – Fraquezas; Opportunity – Oportunidades; Threat – Ameaças).

Em todos os casos tive de lhes dizer que, na minha visão, o maior problema com esta análise foi a sigla que lhe colocaram, porque é muito fácil dizer. E o que é que eu quis dizer com isto?

Bem, a análise SWOT resulta num documento com pontos fortes e pontos fracos na parte superior, e as oportunidades e ameaças na parte inferior de uma tabela. A vantagem de o fazer desta forma é limitada ao facto de ser um exercício de auditoria, uma vez que não ocorre fluxo de um elemento para o outro.

Se, no entanto, a ferramenta tivesse sido chamada de SWOTS, seria significativamente mais eficaz. A melhor maneira de usar verdadeiramente esta análise, de forma a influenciar os seus planos futuros é segui-lo por esta ordem:

  1. Fça uma lista dos Pontos Fortes que você tem, comparativamente com a sua concorrência.
  2. Para cada Ponto Forte listado, considere qual a oportunidade que está disponível para si. Isto pode ser um mercado-alvo, uma estratégia para implementar ou outro tipo de oportunidade.
  3. Faça uma lista das Fraquezas que você tem, comparativamente com a sua concorrência.
  4. Para cada Fraqueza listada, considera quais as Ameaças que existem para o seu negócio, como resultado destas Fraquezas.
  5. Para cada Ameaça listada, considere qual a Estratégia que poderia empregar que iria atenuar as Ameaças identificadas.

Através deste processo, vai criar um fluxo de ideias desde as Forças e as Oportunidades and considerado Estratégias sobre as quais pode trabalhar para superar as Ameaças que existem como resultado das suas Fraquezas. Estas duas listas fornecem um conjunto de acções que pode implementar, e que irão levar o seu negócio para a frente e minimizar os riscos enquanto o faz.

Eu sugiro que faça este exercício de seis em seis meses, e de seguida utilize bem o tempo para levar o seu negócio para a frente, de forma planeada e segura.

Se este artigo lhe parece uma revisão de ideias fundamentais, BOA! Isso significa que está a fazer o que é preciso. Agora comece a reforçar esses fundamentos nas suas práticas diárias.

Deixe o seu comentário e partilhe a sua experiência! Se alguma coisa não fizer sentido para si, envie-me um e-mail (kengielen@actioncoach.com) com a sua questão e ajudá-lo-ei a pensar sobre isso.

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos, colegas e familiares!

Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!


Contacte-nos

ActionCOACH Portugal

The Worlds #1 Business Coaching Firm 

Geral
+351 217 217 400

Lisboa

Centro de Escritórios das Laranjeiras
Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7A
1600-171 Lisboa

+351 93 288 82 28 ou +351 915 090 648  

Porto

Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto

+351 912 165 345  ou +351 226 170 935

portugal@actioncoach.com

Redes sociais

Encontre-nos no



Partilhe a ActionCOACH no

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter


Links

Buy 1 Give 1 - Business Coaching