O tecido empresarial português é composto na sua maioria, por empresários especialistas na área onde a sua empresa atua. No entanto um empresário, para ser bem sucedido nos negócios, não tem de ser especialista mas sim generalista.
Acima de tudo necessita de ser Gestor e Líder! Mais do que trabalhar NO negócio, precisa de trabalhar O negócio.
A maioria destes empresários não tem experiência de gestão, logo, o acompanhamento por profissionais de coaching de negócios faz todo o sentido. Como partilhei no artigo anterior as dores de crescimento nas organizações vão muito para além dos primeiros 2 / 3 anos. As empresas entram num ciclo que apenas tem duas saídas: o fecho do negócio ou estar a vida todo num autoemprego.
Será que está a tratar de forma séria o seu negócio e o seu crescimento como empresário? Através da educação ou reeducação empresarial é possível tornar-se um verdadeiro empresário, ocupando o seu tempo focado nas tarefas de planeamento do negócio a médio e longo prazo e delegando as tarefas diárias. Como explica Stephen Covey, no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, na sua Matriz Gestão de Tempo, que eu considero Gestão de Prioridades, dado que o tempo não o conseguimos gerir, os empresários devem estar focados no que é Importante mas Não Urgente, através da criação e promoção de relações fortes e de confiança, fortalecer parcerias estratégicas, planeamento e, obviamente, ter mais qualidade de vida.
Quando criou o seu negócio o que planeou é o que está a acontecer?
A Academia de Negócios da ActionCOACH é um programa que ajuda a construir uma estrutura sólida para cada negócio e que leva o empresário a um conhecimento profundo dos princípios fundamentais de gestão de uma empresa.
Nas palavras de Ken Gielen, CEO da ActionCOACH em Portugal, podemos perceber como é importante para cada empresário, apostar em ter o seu próprio coach, uma espécie de Personal Trainer dos negócios: “Gerir passa por planear. O ato de planeamento continua a não ser prática comum porque raramente os planos são concretizados, gerando frustração. Mas é possível treinar, começando com o planeamento das prioridades diárias, passando posteriormente a um plano semanal, e depois a um plano mensal, chegando-se ao plano anual”
Se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários. Envie-me um e-mail com as suas sugestões: luischarneca@actioncoach.com
Categorias
Business Coaching , Alavancagem , Desenvolvimento Pessoal do Empresário
Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!
Contacte-nos
ActionCOACH Portugal
The Worlds #1 Business Coaching Firm
Geral
+351 217 217 400
Lisboa
Rua D. Jorge da Costa, 10, Loja B2
1400-414 Lisboa
+351 93 288 82 28
Porto
Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto
+351 912 165 345 ou +351 226 170 935
portugal@actioncoach.ptNewsletter
Subscreva a nossa newsletter
Links
Termos e Condições
Política de Privacidade
Política de Cookies
Copyright
© 2017 ActionCOACH