Mede frequentemente a taxa de conversão de vendas do seu negócio?
Se mede, é tão alta como gostaria que fosse?
Para a maioria das empresas, há ainda muito potencial de evolução, nesta área.
Se está a gastar dinheiro em publicidade e marketing para efetivamente comprar potenciais clientes que não se estão a converter em clientes reais, então está a desperdiçar dinheiro.
O que está a impedir os seus potenciais clientes de lhe comprarem a si?
Uma das razões pode ser porque o potencial cliente associa algum tipo de risco à compra de seu produto/serviço.
Este risco percebido pode incluir:
Assim, o seu papel é ajudá-los a superar o medo destes riscos percebidos, e tornar o processo de compra uma opção “mais segura”. Uma ótima maneira de o fazer é oferecer uma Garantia credível.
✔︎ Liberta o seu cliente da perceção de risco associado à compra e desta forma elimina as barreiras,
✔︎ Tornar a compra mais fácil,
✔︎ Diferencia o seu negócio da concorrência.
No entanto, muitos empresários ficam nervosos quando oferecem uma Garantia para os seus produtos/serviços, porque se preocupam que uma grande percentagem dos seus clientes a exija. Se este fosse o caso, poderia acabar custando-lhes muito tempo e dinheiro.
Mas se nem você acredita que tem um excelente produto/serviço como é que pode esperar que os outros acreditem?
Na verdade, estudos têm demonstrado que apenas uma pequena percentagem de clientes ativa as Garantias (cerca de 1-2%). Por isso, se tem um produto/serviço de qualidade, um serviço ao cliente de excelência e está a vender a quem quer ou precisa do seu produto/serviço, não tem certamente queixas e consequentemente não tem que se preocupar com o facto de oferecer uma Garantia.
Se normalmente já tem clientes satisfeitos, oferecer uma Garantia, sem risco, apenas destacará a qualidade e credibilidade do seu produto ou serviço.
Na verdade, se pensar um bocadinho sobre isso, provavelmente já tem uma Garantia e simplesmente não está a divulgá-la.
Se um cliente lhe ligar a reclamar do seu produto/serviço, porque não ficou satisfeito, o que faria?
Poderia dizer, “Desculpe, não há nada que possamos fazer sobre este facto?” Ou substituiria o artigo/reexecutaria o serviço de forma a ir ao encontro da satisfação do cliente?
O meu palpite é que escolheria a última opção porque acredito que o objetivo de todas as boas empresas é ter clientes satisfeitos.
Portanto já tem a sua Garantia, só não está a tirar o máximo proveito dela, ainda…. Tem de pensar em como descrever e aperfeiçoar sua Garantia e vale a pena investir algum tempo para encontrar a Garantia certa e que melhor irá beneficiar o seu negócio.
Por que não pedir a opinião aos seus clientes?
Assim que tiver identificado uma Garantia credível precisa de se certificar de que seu cliente tem essa mesma perspetiva. Crie uma Garantia completa, por escrito e inclua-a em todos os seus materiais publicitários e de marketing. Pode até adicioná-la aos cartões de visita, ao site, folhetos etc. E não se esqueça de se certificar de que sua equipa de vendas entende a Garantia e informa todos os clientes.
A forma como comunica a Garantia é fundamental. Use palavras e frases marcantes, positivas e seja específico, para que não deixe dúvidas nenhumas na cabeça do cliente, relativamente ao que está a garantir.
A Garantia do seu produto/serviço pode ser uma forte ferramenta de marketing, por isso, se não tem uma, agora é a altura de a começar a criar, diferencie-se da sua concorrência e garanta maiores e melhores vendas!
Susana Costa
Business Coach da ActionCOACH Lisboa
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