Liderar Conhecendo as Personalidades da sua Equipa

Liderar Conhecendo as Personalidades da sua Equipa


Artigo é da autoria de Susana Bugalho, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.

 

Quais as principais dores da sua empresa? Habitualmente, as empresas que recorrem aos nossos serviços, deparam-se com três áreas desafiantes, com as quais nem sempre é fácil lidar:

  • Dinheiro
  • Tempo
  • Equipa

Destes três fatores, a Equipa acaba por ser o “centro” do sucesso da empresa, e deverá ser esse o principal Foco do empresário!

Se a sua Equipa funcionar harmoniosamente, com sistemas bem definidos, de forma autónoma, conseguirá controlar de forma mais eficiente o Tempo (seu e dos seus colaboradores) e, inevitavelmente o impacto será positivo na satisfação dos seus clientes, gerando mais dinheiro. Faz sentido?

Então, hoje vamos falar sobre a sua Equipa!

A insatisfação com o desempenho da equipa, ou com alguns membros da mesma, tornam o dia-a-dia do empresário e dos seus colaboradores penosos… as tarefas acumulam, apagam-se fogos constantemente, há desresponsabilização, tarefas de relevo são elaboradas em cima da hora e sem rigor, cometem-se erros, há um ambiente de desmotivação e inevitavelmente os clientes sentem esta dor e optam por se afastar.

Por certo já se questionou…

… em ter uma Equipa de sonho?

… em dispensar um ou outro colaborador, com o qual está descontente, acreditando que isso seria o suficiente para melhorar o ambiente na sua empresa?

… que determinado colaborador que contratou para uma função, está a ter um desempenho muito aquém do esperado?

…que terá de “substituir” as pessoas para que a “máquina funcione”, mas … e que garantia tem de que irá funcionar melhor com novas contratações?

 O segredo está em conhecer as suas pessoas e as suas necessidades!

Como?

Já ouviu falar no Perfil DISC?

A análise e utilização do relatório de Perfil Comportamental DISC para cada um dos seus colaboradores (o seu inclusive), é imprescindível na liderança e na gestão de equipas!

É uma excelente ferramenta que permite uma melhoria na comunicação dentro da sua empresa, reduzindo conflitos, facilitando o bom relacionamento entre os colaboradores, e consequentemente uma otimização dos resultados quer individuais quer em grupo. O simples facto de permitir uma auto-análise comportamental, e como se deve ou não comunicar com cada perfil, é bastante benéfica para os seus utilizadores, principalmente para uma boa comunicação dentro da equipa.

O DISC categoriza os comportamentos em quatro áreas:

  • Dominância: Perfil assertivo, focado em resultados, decisões rápidas, impaciente, deseja liderança. Ideal para funções de liderança.
  • Influencia: Muito extrovertido, orientado para pessoas, visão otimista, forte capacidade de comunicação, não lhe agradam rotinas. Ideal para funções comerciais.
  • eStabilidade: Muito Paciente, preza a estabilidade, não assume riscos, gosta de trabalhar a um ritmo estável e constante. Ideal para funções de ação social, saúde, medicina, administrativo. Decide calmamente, sem stress e ponderando tudo e todos.
  • Conformidade: Baseia-se em factos e análises, precisão e exatidão, confia no valor da estrutura, valoriza e aplica as regras. Ideal para funções de análise e rigor, como contabilidade, controlo. Quando decide, quer saber todas as vantagens e desvantagens.

Um comercial por exemplo, deverá ter um perfil comportamental “I”. Consegue imaginar como se irá sentir um “I” elevado a exercer funções de contabilidade, por exemplo, cujo perfil ideal será um “C”?

Por outro lado, pense como será a comunicação entre um “D” elevado e um “S”, se não houver a mínima noção dos perfis comportamentais de ambos! Têm ritmos e formas naturais de comunicar completamente diferentes! O “D” vai estar a exigir a conclusão de uma tarefa urgentemente, falando de uma forma assertiva e eventualmente rude… o “S” vai ficar bloqueado, em stress, completamente perturbado sem conseguir dar o seu melhor.

E na sua empresa? Tem as pessoas certas no lugar certo?

  1. Conheça o perfil comportamental dos seus colaboradores, as suas reações perante as diversas situações e quais as suas motivações, o que as move, qual é a sua realidade fora da empresa, que possa condicionar o seu desempenho.
  1. Analise quais as características comportamentais necessárias para cada uma das funções da sua empresa.
  1. E agora? Consegue encaixar as suas pessoas nas necessidades da sua empresa? Tem as pessoas certas nos lugares certos? Vamos “encaixar as peças”!

Pode chegar à conclusão que, para tirar o máximo partido de uma determinada personalidade, é necessário alterar as suas funções e responsabilidades. E se tal ocorrer, comunique-o abertamente e constatará que essa pessoa irá aceitar o novo desafio com agrado e motivação.

Pode também concluir que, de facto, determinado colaborador não se encaixa na cultura da sua empresa, na sua equipa, daí o desgaste e desmotivação da pessoa. Quando assim é, assuma a realidade, pois protelar e deixar o tempo passar não beneficia nenhuma das partes.

Precisa de reforçar a sua equipa? Como o fazer?

Em primeiro lugar, defina exatamente qual o perfil comportamental adequado para essa função! Faça o processo de recrutamento tendo por base essas premissas, analisando os perfis DISC da sua “short list” de candidatos, e não descure as competências técnicas necessárias.

Porém, tenha sempre presente que, skills técnicos aprendem-se e desenvolvem-se, e personalidades podem ser muito difíceis de adaptar e integrar na sua equipa!

Ter uma Equipa feliz e motivada a cuidar dos seus Clientes fará certamente toda a diferença no seu negócio.

E lembre-se… tratar o outro como nós gostamos de ser tratados não funciona. A chave da comunicação e da liderança está em tratar o outro da forma como ele gosta de ser tratado!

Se quer saber mais sobre os relatórios e respetiva análise de Perfis Comportamentais DISC e Motivators, ou se está neste momento a viver desafios como os abordados neste artigo, e sente necessidade de saber mais, tirar alguma dúvida ou colocar alguma questão, terei muito gosto em receber as suas partilhas e comentários.


Susana Bugalho
Business Coach da ActionCOACH Lisboa

Categorias

Equipas

Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!


Contacte-nos

ActionCOACH Portugal

The Worlds #1 Business Coaching Firm 

Geral
+351 217 217 400

Lisboa

Centro de Escritórios das Laranjeiras
Praça Nuno Rodrigues dos Santos 7A
1600-171 Lisboa

+351 93 288 82 28 ou +351 915 090 648  

Porto

Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto

+351 912 165 345  ou +351 226 170 935

portugal@actioncoach.com

Redes sociais

Encontre-nos no



Partilhe a ActionCOACH no

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter


Links

Buy 1 Give 1 - Business Coaching