Então qual a razão para não ter um Life Coach que o catapulte para o sucesso?
Há algum tempo, numa conversa de fim de tarde entre amigos, alguém me dizia que é uma pena os filhos não nascerem com um livro de instruções e, pensando bem, era uma pena nós não termos um Manual de Instruções que nos orientasse vida fora, especialmente quando chegamos a encruzilhadas de insónia e indecisão. À parte uma gargalhada gostosa, fiquei a pensar no assunto e acredito que esta é a génese do Life Coaching: ajudar-nos a descobrir como construir um caminho para o sucesso, através de um treinador isento e imparcial, e que nos vai ajudar a criar o nosso próprio Manual de Instruções a nível pessoal: um Life Coach!
Lembra-se das “Histórias de Pinóquio”, de Carlo Collodi e do seu Grilinho Falante; o Grilinho Consciência, que nos fez sonhar na infância com os famosos cartoons?
Pois é, um Coach é o seu Grilinho Consciência, mas ao contrário do original, este não o julga, nem o aconselha….
A definição de Coach prende-se com a sua origem desta palavra, que significa literalmente coche, um veículo de quatro rodas, criado numa cidade húngara no sec XVI, e que era o modo mais confortável de viajar. A partir daí foi-se desenvolvendo o conceito de Coach como treinador desportivo, tutor, e como alguém que o ajuda a percorrer um caminho, na senda dos seus objectivos, sem qualquer interferência na sua vontade e nas suas decisões.
A insatisfação é um drive muito intenso por vezes, e na maioria delas não identificamos exatamente o modo de a colmatar. Sabemos que há um emaranhado de pequenas coisas com as quais não estamos satisfeitos ou então, há um novo desafio a encarar e não sabemos bem como.
Precisamos de chegar a um saber estar na vida que não conseguimos definir por diversas razões, nomeadamente:
Se está no meio de uma nebulosa de insatisfação e não sabe que escolhas fazer, qual o melhor caminho a traçar, então certamente precisa de um Coach, o seu “grilinho consciência”.
A International Coach Federation – ICF – define coaching como uma parceria com o cliente (coach) através de um processo criativo de geração de pensamento, que o inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, particularmente importante hoje em dia no ambiente tão complexo, inseguro e imprevisível.
O Coach considera que cada cliente é o perito da sua própria vida, e que cada cliente é um universo em si mesmo, criativo e com recursos próprios. A partir daqui a sua responsabilidade como Coach será de:
Este processo de life coaching ajuda o cliente a melhorar drasticamente a sua visão da vida e do trabalho, ao mesmo tempo que melhora as suas capacidades de liderança, desbloqueando o seu potencial.
O Coaching Profissional foca-se no estabelecimento de objetivos e gestão de mudança pessoal e, por isso, distingue-se de outros serviços profissionais; tais como terapia, consultoria, mentoring e formação.
Vejamos:
Enquanto que a terapia trata a dor e a disfunção, o conflito dentro do próprio indivíduo ou na sua relação com os outros, e é um trabalho feito por especialistas da área da saúde; a consultoria faz o diagnóstico, prescreve soluções para o negócio, por vezes implementando-as; o mentoring proporciona todo um aconselhamento baseado numa vasta experiência profissional por parte de um perito, e a formação visa o alcance de objectivos de saber fazer por parte de um formador ou instrutor, que assume um percurso formativo de acordo com determinado programa, o coaching:
✔︎ Life coaching ou coaching pessoal
✔︎ Coaching Executivo
✔︎ Coaching de Carreira
✔︎ Team Coaching ou Coaching de Equipas
✔︎ Business Coaching ou Coaching de Negócios
Todavia, seja qual for a designação, o Coach é de facto um Treinador, que o acompanha e o desafia a ser melhor, na senda dos seus objetivos, numa abordagem positiva; ou seja, numa
Há todo um conjunto de técnicas utilizadas no processo de coaching que incorpora sempre uma abordagem apreciativa; ou seja, naquilo que é correcto, que funciona e onde se quer e é necessário chegar.
Nesta abordagem o Coach vai utilizar modelos construtivos de comunicação e métodos que vão realçar a eficácia da comunicação pessoal através de perguntas generativas, de uma abordagem proativa na gestão das oportunidades e dos desafios, enquadramento das observações e dando sempre um feedback positivo, focando-se numa visão de sucesso. Esta abordagem apreciativa é de muito fácil compreensão e utilização e tem um impacto profundo, gerando novas possibilidades e incitando à acção.
Existe uma variedade de avaliações para um processo de Life Coaching, dependendo mais uma vez das necessidades individuais, pessoais ou profissionais. Estas avaliações dão uma informação objectiva que, para além de permitirem a tomada de consciência e providenciarem um ponto de partida para o estabelecimento de objectivos e de estratégia, proporcionam também um método de avaliação do progresso que vai sendo alcançado.
– qualidade de vida e bem-estar…
ou seja,
Se ainda tem dúvidas sobre o que é o Life Coaching, não hesite em contactar-me: emiliamalves@actioncoach.com
Emília Alves
Business Coach da ActionCOACH Lisboa
Categorias
Partilhe esta história, Escolha a sua plataforma!
Contacte-nos
ActionCOACH Portugal
The Worlds #1 Business Coaching Firm
Geral
+351 217 217 400
Lisboa
Rua D. Jorge da Costa, 10, Loja B2
1400-414 Lisboa
+351 93 288 82 28
Porto
Rua Padre Himalaia, 50F Escritório 9, 4100-553 Porto
+351 912 165 345 ou +351 226 170 935
portugal@actioncoach.ptNewsletter
Subscreva a nossa newsletter
Links
Termos e Condições
Política de Privacidade
Política de Cookies
Copyright
© 2017 ActionCOACH