Já dizia Darwin: os organismos mais bem adaptados ao meio ambiente têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados. E como se está a adaptar a sua empresa aos dias atuais? Já parou (parou mesmo) para refletir sobre isso?
A economia mundial foi abanada e os donos de empresas tiveram dois caminhos: congelar ou adaptar. Os que congelaram têm um futuro sombrio, pois estão à espera que tudo volte ao “normal”, e nunca mais isso vai acontecer porque as mudanças já foram imensas. Estes fazem parte dos 20% de empresas que não vão sobreviver. Quais são? Ninguém sabe. Já os que se adaptaram e se reinventaram estão a vislumbrar novos nichos de mercado que antes não eram percetíveis, pois a rotina chegava e sobrava para os objetivos serem atingidos.
Como em todas as crises há sempre oportunidades. 80% das empresas estão a rever os seus conceitos e planos de Marketing Mix para poderem tirar proveito e atender a mercados e produtos que não eram trabalhados antes. Procuram também apetência dos atuais clientes para comprarem mais ou comprarem novos produtos dos mesmos fornecedores.
Um bom exemplo é o de empresas de ar condicionado e ventilação. Com a necessidade de higienização dos sistemas de ar, hospitais precisam ter uma periodicidade maior de manutenção e com isso aumentam a faturação deste segmento. Outra situação é a da restauração que revisaram a cadeia de atendimento e entrega direta como os drive-thrus ou take aways. E sim, alguns clientes nossos estão a subir a faturação.
Por outras palavras estamos a falar de Geração de Leads, Taxa de Conversão, Venda Repetida e Número de Transações. Como está a captar mais prospectos na sua empresa? Como está a trabalhar a Venda Repetida vendendo mais para os clientes atuais? Qual a quantidade de vendas de produtos existentes quando comparada com produtos novos?
Estas são algumas áreas que podem ser medidas porque são os indicadores que nos conduzem a maiores lucros. Não acha?
Como dono da sua empresa, o que está a fazer para fazer para que a sua empresa não fique à deriva e acabe por fechar? Sente-se confortável para realizar um cálculo rápido sobre como se pode adaptar e sobreviver?
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