O Poder da Diferenciação

O Poder da Diferenciação

Por: Helder Gonçalves

A identidade das empresas é como a identidade das pessoas! Cada empresa é única, promovendo os seus produtos ou serviços de uma forma única!

Mas será que é sempre assim?! Será que todas as empresas têm produtos ou serviços únicos!!! O caminho para a EXCELÊNCIA, no Algarve, pode correr sobre outras rodas, diferenciando-se através de características únicas na oferta para as nossas empresas locais!

Quando a concorrência “copia” os seus parceiros está a tentar seguir o modelo desenvolvido por alguém! Quando nós somos pioneiros e criamos um serviço ou produto singular, este ainda nunca foi copiado por nenhum outro! Aí sim, temos uma vantagem competitiva no mercado!

Essa vantagem vai certamente atrair mais clientes e proporcionar o crescimento da empresa! Podemos dar atenção a este aspeto e colocarmo-nos desta forma na dianteira do nosso nicho! Ao trabalharmos um nicho de mercado, estamos à procura de uma fatia que pode ser só nossa ou de poucas empresas! A aposta nesta estratégia, reforça a componente de marketing, que é uma das áreas mais importantes na estrutura de qualquer negócio! 

Desenvolver essa unicidade corresponde, igualmente, a estabelecer uma relação de proximidade com os clientes e criar uma garantia para os seus produtos ou serviços. Uma garantia que mostre o compromisso e esteja escrita com os diferentes itens que a comportam, sugere uma confiança acrescida à marca. Todos nós gostamos de confiar nos produtos ou serviços que adquirimos, correto?

Já pensou reunir com a sua Equipa e auscultarem em conjunto os atributos e benefícios da vossa oferta, que estão a comunicarem para o mercado?

Como podem desenhar uma oferta única e mais apelativa? As áreas de intervenção neste campo, sugerem a atenção nos pontos que correspondem à qualidade, experiência, serviço, entrega, conveniência, rapidez e compromisso, entre outros.

No trabalho que desenvolvo com os meus clientes, faço o reparo que devemos sempre competir para além do preço. Porque esse aspeto é o mais fácil de trabalhar e a diferenciação não é tão acentuada!

Deste modo o que proponho aos empresários é que façam uma reflexão sobre os verdadeiros pontos de diferenciação dos vossos produtos e serviços e verifiquem se podem acrescentar mais valor à PUV – Proposta Única de Venda que construíram para as vossas Empresas!

Helder Gonçalves
heldergoncalves@actioncoach.com

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