Há uns anos atrás, o meu filho T., na altura com 8 anos, estava a ter dificuldades em adormecer, e também acordava com alguma frequência durante a noite. Chegou a um ponto em que em família, analisámos as rotinas habituais que podiam levar a esta situação. Chegámos à conclusão que havia alguns programas de televisão que via com a irmã mais velha que tinha situações que ele não digeria em condições por não ter ainda a maturidade para as conseguir processar, e depois lembrava-se na hora do adormecer, e mesmo durante a noite tentava encaixar situações vividas.
Uma das soluções que encontrámos foi a implementação de um bom hábito de refocar ou redirecionar os pensamentos para o que aconteceu ao longo dia. E durante muitas semanas, todos os dias, no momento do beijo e abraço de boa noite, colocava 3 perguntas ao T.: 1) O que mais gostaste no dia de hoje? 2) O que gostaste menos? 3) O que gostavas de mudar? E de facto, estas 3 perguntas eram o suficiente para iniciar o ciclo de dormir em paz. As dificuldades de adormecer desapareceram. Agora, embora com menos frequência, por vezes ainda lhe faço as mesmas 3 perguntas. E claro está, eu também respondia às perguntas juntamente com ele.
No nosso dia a dia, existem imensos hábitos, que por definição são ações inconscientes repetidos frequentemente, como por exemplo, levar os dentes de manhã e à noite, abrir janelas ao acordar, tomar banho, preparar a roupa à noite, etc. Há hábitos que nós não questionamos pois são bons hábitos que não causam dor no momento e sabemos racionalmente que nos trazem benefícios a longo prazo.
Agora, quando não estamos satisfeitos com o que temos conseguido alcançar a nível profissional, empresarial ou pessoal, então temos de fazer coisas diferentes para obter resultados diferentes. E a melhor forma de implementar novos rotinas, é a combinação de bons hábitos existentes com novos hábitos que precisamos para obter mais resultados. Por exemplo, a seguir a lavagem dos dentes à noite, escrever o top 3 de assuntos a tratar no dia seguinte, ou a seguir a lavagem de dentes de manhã ler um capítulo num livro importante para ultrapassar um desafio.
O James Clear, no seu livro “Atomic Habits", chama a este processo “Habit Stacking”, ou seja, a combinação de bons hábitos existentes com novos bons hábitos para melhorar resultados a longo prazo. E quanto menor a duração de um novo hábito, mais fácil a sua implementação. No caso do meu T. a combinação e sequência das perguntas depois do beijo e abraço de boa noite foi o novo hábito implementado para evitar o desafio que estava a ter.
Para além de recomendar a leitura do livro, convido-o/a também a fazer uma lista de bons hábitos que já tem, de higiene, alimentação, estudo, planeamento, etc. E de seguida tentar encaixar mais alguns hábitos para conseguirem melhorar então a produtividade diária.
E por fim, é melhor trabalhar com um Personal Trainer aquando da nossa ida ao ginásio, e assim também o é na vida. Já analisou a contratação de um Business ou Executive Coach? Não? Informe-se, os resultados podem ser mesmo muito bons, contratando a pessoas certa para o desafio adequado. Faz sentido? Se puder ajudar, estou à distância de um telefonema 932888228, ou de um email
kengielen@actioncoach.com. Até breve,
Ken Gielen
Business Coach