O que é que realmente o impede de melhorar o seu negócio?

O que é que realmente o impede de melhorar o seu negócio?


Muitas vezes, quando começo a trabalhar com um empresário e o questiono sobre o que pode melhorar no seu negócio, a maior parte das vezes ele logo procura responder, aparentando saber o que precisa de melhorar para que o seu negócio seja muito melhor.

Sabendo qual será o factor fundamental para o seu negócio melhorar. Melhor tesouraria? Melhor marketing? Melhor pessoal? Melhor capacidade das vendas? Melhor produtividade?

O que constato é que surge uma primeira razão para explicar a sua situação e muitas vezes outra e outra que estão a atrapalhar o seu negócio. Na maioria das vezes, chego à conclusão que a primeira resposta, e até a segunda e a terceira, são as "desculpas" confortáveis que podem parecer válidas, mas que na verdade não são a verdadeira questão. Podem ser um sintoma significativo, mas na maioria das vezes não são a causa.

Nesta como em muitas situações no trabalho do Coach Empresarial, a frontalidade com que enfrentamos estas questões é um factor decisivo para mudar a realidade. Não é de estranhar que depois de alguma reflexão fique evidente que na maioria das vezes a causa destas situações é o próprio empresário, em particular pela forma como aceita as respostas que recebe, a começar nas dele, não se questionando sobre as alternativas que pode ter à sua disposição para enfrentar o mercado.

A maioria dos empresários parece pensarem que devem ser infalíveis, conhecer todas as respostas e nunca cometer erros. Por isso querem fazer tudo e ser os Super heróis da história da sua empresa. Isso é um nível inatingível de desempenho! Mas poucos o admitem abertamente a si mesmos, mesmo que admitam para os outros. Poucos empresários pedem ajuda. Normalmente associam o pedir ajuda com falhar, então preferem esforçar-se mais acreditando que algum dia vai ser diferente e vão conseguir. Eu sei do que falo porque também já o fiz em muitas situações, até que percebi o meu erro e pedi ajuda.

Se a sua tesouraria está mal, cabe-lhe a si corrigir essa situação. Se não sabe como, pergunte a alguém que saiba. Fale com o seu contabilista ou com um gestor. Talvez precise contratar alguém que faça melhor as cobranças do que você, particularmente se detesta perseguir pessoas por dinheiro. Mas se deixar ficar como está, então a sua situação continuará abaixo do pretendido. Mesmo que já tenha alguém a fazer, se os resultados são maus, a ação corretiva está nas suas mãos - é você quem tem que decidir o que fazer para melhorar já.

Se o seu marketing ou as competências de vendas no negócio são pobres – só depende de si. Pergunte a um especialista em marketing ou vendas por algum conselho sobre o que fazer. Ou leia alguns livros ou faça alguma formação. Mas se você permitir que os resultados maus continuem - é consigo!

Se você acha que a sua equipa é a fraqueza do seu negócio, porque recrutou esses maus colaboradores? Precisa de garantir que eles sejam treinados e motivados ou substituí-los. A solução está nas suas mãos. Se você não sabe como, procure alguma ajuda. Pergunte a um especialista de RH ou até mesmo pergunte à sua equipa onde podem em conjunto melhorar. Talvez se surpreenda com a capacidade que eles têm para o ajudar.

Desculpe se tudo isso parece bastante duro. Costuma-se dizer que os líderes são solitários no topo da cadeia de decisões e, de facto muitas vezes o são. Só porque possuem um negócio não significa que de repente ganhem poderes mágicos e fiquem a conhecer todas as competências como empresário! As competências estão ao seu redor em livros e noutras pessoas. Na verdade as únicas competências que realmente precisam de ter para administrar um negócio de sucesso são as de identificar os principais problemas e saber pedir ajuda às pessoas certas.

Você pode não gostar de pedir ajuda, mas acredite, é muito melhor do que lutar sozinho e aceitar maus resultados.

O que impede realmente o seu negócio de melhorar e a quem pode pedir ajuda para o conseguir atingir mais rapidamente?

Há várias opções e eu acredito que posso ser uma delas. Pergunte-me agora, estou aqui para o apoiar! carloscosta@actioncoach.com

Carlos Costa,

O treinador de quem se gosta!

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Gestão do Negócio

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