Eu também crio a cultura da leitura às pessoas que não gostam de ler com diversas técnicas, algumas criativas para induzir a leitura ao empresário!
Sabe porque é importante durante o processo de Coaching ler um bom livro?
Todos os empresários de sucesso e executivos de empresas têm uma cultura de ler. Existe um motivo simples.
Quando planeamos o nosso sucesso e o sucesso da nossa empresa, este é acompanhado de vários ingredientes.
No artigo- “O planeamento estratégico da sua empresa é importante!” explico a importância de um plano de ação ou plano de negócios para alguns empresários, bem como partilho alguns “ingredientes” para construir o seu plano de ação.
Irá verificar que todo plano de negócios deverá de ser um plano de ação e não simplesmente um plano de negócios com boas intenções para o próximo trimestre ou ano. Este irá ser contemplado com ações, comportamentos e decisões que irão influenciar os resultados da sua empresa e os seus resultados!
Na maioria dos planos de negócios apresentamos às nossas intenções de ação, dai eu preferir o plano de ação! Por outro lado, um plano de ação não pode espelhar apenas as ações que irão ser executadas por departamento e por você, i.e. tarefas ou ações a realizar “no” negócio!
Muitos empresários trabalham “no” negócio em vez de trabalhar “o” negócio. Existe uma grande diferença entre estes dois conceitos que hoje não vou explicar neste artigo… reflita sobre este assunto.
Um plano de ação é composto por diversos ingredientes onde são espelhadas as ações para trabalhar “o” negócio que irão fazer crescer o seu negócio…sim fazer crescer, porque o que não cresce morre- Ler artigo – O seu negócio está a crescer ou a morrer?
Desta forma, as suas ações o irão obrigar a ganhar competências e aptidões que terão que ser aplicadas com foco e cultura que por vezes obriga a quebrar as suas crenças. Se deseja ir mais fundo sobre este assunto veja este artigo- A Identidade do empresário
A leitura entra nesta fase, e sim, no seu plano de ação estará descrito as leituras que irá ter que realizar para alcançar os objetivos do seu negócio.
Qual o livro que irá ler para desenvolver uma competência que está em carência como empresário ou que deverá melhorar em determinada área da sua empresa este trimestre?
Escrevi este artigo porque o Trimestre passado muitos dos meus clientes escolheram da nossa lista de livros recomendados, o livro de Stephen R. Covey- Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.
O principal motivo desta escolha assenta em várias áreas das suas empresas, onde foram realçadas as áreas de Lideranças, MindSet, Controlo do Tempo, e Equilíbrio Pessoal e Profissional para aumentar a sua eficácia.
Os 7 Hábitos
Segundo Covey, as pessoas devem possuir 7 hábitos para desenvolver a eficiência pessoal e interpessoal.
Podemos definir como hábito a intersecção do conhecimento, capacidade e vontade.
Os três primeiros hábitos cercam movimento da dependência para a independência (ou seja, autodomínio):
Hábito 1: Seja Proactivo
Tomar iniciativa na vida, percebendo que as suas decisões (e como elas se alinham com os princípios da vida) são o principal o fator determinante para a eficácia na sua vida. Assumir a responsabilidade pelas suas escolhas e as consequências que se seguem.
Pessoas proactivas influenciam o meio envolvente, garantem harmonia, direcionam boas energias, iluminam tudo e a todos ao seu redor.
Pessoas proactivas nunca se sentem vítimas das circunstâncias, escolhem com sabedoria as coisas que podem influir para uma mudança significativa que atenda a todos.
Hábito 2: Comece com um fim (objetivo) em mente
O autodescobrir e esclarecer os seus valores e objetivos de vida. Visualize as características ideais para cada um de seus vários papéis e relacionamentos na vida. Criar uma declaração de missão.
Aplica-se em múltiplas circunstâncias e níveis de vida. A aplicação mais importante é começar com o objetivo em mente.
Para começar com um objetivo em mente tem que ter uma compreensão clara do destino, dar os passos na direção correta.
Hábito 3: Primeiro o mais importante
Priorizar, planear e executar tarefas da sua semana com base na importância em vez de urgência.
Gestão eficaz da sua vida profissional e pessoal é fazer primeiro o mais importante.
A essência de uma gestão eficaz do tempo e da vida é a organização e a atuação a partir das prioridades.
Hábito 4: Pense Ganhar-Ganhar
Genuinamente lutar por soluções mutuamente benéficas ou acordos nos seus relacionamentos. Valorize e respeite as pessoas, entendendo que uma “vitória” para todos é, finalmente, uma resolução a longo prazo, melhor do que apenas uma pessoa vivesse o seu caminho independentemente da situação e resultados dos outros.
Relacionamentos eficazes e duradouros a nível profissional e pessoal requerem respeito e benefícios mútuos.
Pessoas que optam por ganhar e, se asseguram de que os outros também ganham, praticam o ganha-ganha.
Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, depois ser compreendido
Use uma escuta empática a ser genuinamente influenciada por uma pessoa, o que os obriga a retribuir o ouvir e ter uma mente aberta para ser influenciado por você. Isso cria uma atmosfera de carinho, respeito e resolução de problemas positivo.
É necessário escutar com a intenção de compreender e não simplesmente ouvir…deixar para trás a ideia de que escuta empática está em concordar com alguém, e começar a compreender esse alguém profundamente.
Para ser compreendido é necessário apresentar as ideias em que você acredita verdadeiramente, beneficiando todos.
Hábito 6: Crie Sinergias
Sinergias significa que o todo é melhor do que as partes.
Combinar os pontos fortes das pessoas através do trabalho em equipa positiva, de modo a atingir as metas que nenhuma pessoa poderia ter feito sozinho. Obter o melhor desempenho de um grupo de pessoas através do incentivo à contribuição significativa, e modelagem de liderança inspiradora e de suporte.
Trabalhar com sinergias depende muito da coragem e da confiança que um ser tem no outro. Expor medos e fraquezas para enaltecer os pontos fortes e diminuir os pontos fracos.
Hábito 7: Afine o Instrumento
Afinar o instrumento é renovar as quatro dimensões da sua natureza.
Equilíbrio e renovação dos seus recursos; energia e saúde para criar sustentabilidade a longo prazo; estilo de vida eficaz e sustentável. Exercício para a renovação física; a oração (mediação, yoga, etc) e uma boa leitura para a renovação mental. Serviço à sociedade para a renovação espiritual, são as diferentes áreas que o Stephen Covey aborda.
Diz-se que são necessários 21 dias de repetição para incutir novas práticas de como fazer as coisas por forma a estas se tornarem num hábito. Então, se há um hábito que você gostaria de desenvolver, porque não se propõe a experimentá-lo por 21 dias?
Vai levar algum esforço e você precisa de se lembrar de fazê-lo todos os dias, mas no final das três semanas irá ver o resultado.
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Mindset , Empreendedorismo , Planeamento do Negócio , Gestão do Negócio , Equipas
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