Planear Trimestralmente o Negócio

Planear Trimestralmente o Negócio

Por: Luís Charneca

Artigo é da autoria de Luis Charneca, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.

Na maioria dos casos, os atuais empresários de Pequenas Empresas, limitam-se, de forma reativa, a gerir o seu negócio na base do dia-a-dia.

Um plano estratégico abrangente, no mínimo de 3 a 5 anos, é essencial para o crescimento e para onde quer levar o seu negócio. No entanto, não há duvida de que, como proprietário de uma empresa, a realidade da gestão do dia-a-dia pode assumir o controlo, e é muito fácil perder o foco do que precisa de realizar “agora” para alcançar esses objetivos de longo prazo. Esse é um dos motivos porque o planeamento trimestral é fundamental para o manter focado e garantir o sucesso do seu negócio a médio e longo prazo.

O planeamento trimestral do negócio cumpre dois objetivos críticos para as empresas:

1. Estabelece um foco REAL para os próximos três meses, de acordo com o plano estratégico definido a longo prazo;

2. Cria a OPORTUNIDADE de analisar o trimestre anterior, em relação aos objetivos traçados, e ajustar o seu plano para o manter no caminho certo;

É fácil perder o controlo e o foco se não tiver rotinas específicas para testar e medir o seu progresso. Só se pode gerir o que se mede e não há sucesso no que não se gere.

Partilho consigo 5 dicas que o vão ajudar a planear o seu negócio para o próximo trimestre:

  1. Alocar tempo suficiente. O tempo necessário para o processo de planeamento pode variar de acordo com o tamanho do negócio. Defina na sua agenda por defeito slots específicos para trabalhar “O” negócio e não “NO” negócio.
  2. Avalie os resultados do trimestre anterior. Com esta avaliação vai ter uma visão clara do que está e do que não está a funcionar no seu negócio. Esta parte é crítica para o crescimento futuro.
  3. Afine o seu plano. Com base nos resultados dos trimestres anteriores, analise como a abordagem pode ser melhorada para gerar maior produtividade e melhores resultados no próximo trimestre.
  4. Identifique objetivos pessoais e empresariais. Para alcançar o equilíbrio entre a parte profissional e pessoal que ambiciona, analise os objetivos que traçou para o próximo trimestre. Vai-lhe dar uma ideia concreta e realista do que pode alcançar no tempo disponível.
  5. Objetivos definidos no tempo. Quando tiver estabelecido os objetivos que espera alcançar no trimestre, determine um prazo para a conclusão. Muito importante: registe na sua agenda, para que não sejam esquecidos no dia-a-dia da gestão do seu negócio.

Ter um plano de negócios trimestral é fundamental para o crescimento do seu negócio. Vai mantê-lo concentradofocado e pronto para o sucesso. Não foi isso que ambicionou quando resolveu criar um negócio?

Espero que estas dicas possam dar um impulso ao seu negócio, agora que estamos tão perto de planear o ultimo trimestre de 2019.

Se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou se quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários.

Dê-me o seu feedback (luischarneca@actioncoach.com)


Luís Charneca
Business Coach da ActionCOACH Lisboa

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Gestão do Negócio

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