Já toda a gente ouviu a expressão “Falhar no Planeamento é Planear Falhar”. Mas, quantos de nós, é que leva esta expressão realmente a sério? Conseguimos realmente entender o que é planear, por que é que o devemos fazer e qual o seu valor?
Na minha experiência, até entendermos o WIIFM (What’s In It For Me – O que é que está aqui que é para mim) nós nunca fazemos nada. Normalmente, é preciso existir uma razão benéfica bastante clara até que decidamos fazer qualquer coisa!
Então, vamos primeiro dar um passo atrás e explorar quando é que entendemos o que é planear. Dois dos melhores exemplos: 1. Um casamento; e 2. Construir uma casa.
A maioria dos casamentos são, normalmente, eventos muito bons ou mesmo espectaculares. E mesmo que já tenha ido a um menos bom, esses são normalmente uma minoria. Os casamentos, normalmente, correm bem porque tiveram, literalmente, meses e meses de planeamento. Cada detalhe foi tido em conta e o plano é revisto e ajustado ao longo dos meses, até à chegada do grande dia.
Para o segundo exemplo, considere o seguinte:
Assistente (numa empresa de Materiais de Construção): “Boa tarde, daqui fala João Simões, em que posso ajudá-lo?”
Você: “Olá João, estou a iniciar a construção de uma casa e precisava encomendar alguns tijolos, por favor.”
Assistente: “Claro, qual a quantidade de tijolos que vai precisar?”
Você: “Bem, não tenho a certeza. Qual a quantidade necessária para uma casa normal?”
Assistente: “Isso depende da casa. Já pensou no tipo de tijolo que vai querer?”
Você: “Ainda não, por isso pode dar-me uns quantos de cada qualidade que tiver.”
Esta conversa pode parecer uma tolice, uma vez que ninguém iniciaria a construção de uma casa desta forma. Haveria todo um planeamento antes, uma revisão desse mesmo plano, muito antes de começar a encomendar tijolos. Primeiro, o plano existe na nossa imaginação, depois em conjunto com um arquitecto e, eventualmente, um designer.
Então, vejamos como e onde é que o planeamento se encaixa:
Depois de passar algum tempo a clarificar os seus sonhos, o próximo passo será definir objectivos SMART. De seguinda, os objectivos SMART precisam ser traduzidos em planos, para que as acções que tomarmos de seguida estejam em linha com o alcançar dos nossos sonhos. Isto tanto serve para objectivos de negócios, como para sonhos pessoais.
A desconexão entre estas 4 áreas, normalmente, resulta em situações de procrastinação, tédio, opressão, neutralização, entre outros. Depois de encontrar clareza absoluta em cada uma das etapas, é fácil focar-se e, certamente, os seus sonhos e objectivos serão alcançados mais rapidamente do que inicialmente esperava.
Após compreenderem esta situação, é frequente encontrar pessoas que querem fazer, de imediato, um plano para um longo período de tempo. Se você ainda não tem muita prática em planear o seu dia, não haverá nenhuma utilidade em tentar planear os próximos três anos.
Clareza
Então, para começar, tenha claro na sua cabeça aquilo que gostaria de alcançar nos próximos 3 anos. Com isso em mente, o que é que gostaria de alcançar nos próximos 12 meses? Uma vez que tenha os objectivos dos próximos 12 meses bem definidos, retroceda e pense no que precisa alcançar nos próximos 90 dias. Comece o plano a partir deste nível e torne-se bom a planear o seu Plano a 90 Dias, como fazemos no GrowthCLUB da ActionCOACH. Poderá dividir este plano em áreas de foco mensais e objectivos, planos e acções semanais que, depois, se conectam com os objectivos a 90 dias.
Crie uma rotina de rever o seu plano diário e preparar-se para o dia seguinte. De seguida, crie a rotina de rever o seu plano semanal, e preparar a semana seguinte, e assim por diante. Em pouco tempo, terá exercitado o seu ‘músculo’ do planeamento e será um especialista em fazer o seu plano anual, e até trianual.
O planeamento é uma ferramenta para alcançar sonhos e, quanto mais trabalhar com ele, e até se divertir com ele, mais a sua vida e negócios irão colher frutos. Força!
Se este artigo lhe parece uma revisão de ideias fundamentais, BOA! Isso significa que está a fazer o que é preciso. Agora comece a reforçar esses fundamentos nas suas práticas diárias.
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Planeamento do Negócio , Gestão do Negócio , Empreendedorismo , Desenvolvimento Pessoal do Empresário
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