Tenho uma equipa que funciona?

Tenho uma equipa que funciona?


Todos nós ambicionamos trabalhar com um bom ambiente entre os colegas, patrões e clientes. De facto é extremamente importante não só para os funcionários mas, também para as empresas terem uma equipa que funciona como tal, onde todos têm a possibilidade de serem quem são sendo respeitados e respeitando também as diferenças de cada um. Trabalhar num ambiente assim, é extremamente importante para motivar uma equipa, fazendo com que haja um bem-estar generalizado e consequentemente maior produtividade.

Todos nós sabemos, por experiência própria, que nem sempre é fácil manter um bom ambiente de trabalho. Todas as empresas têm colaboradores bem distintos em termos de personalidade: o extrovertido, o brincalhão, o mais acomodado, o calado, o introspetivo, o focado nos resultados e objetivos, o líder natural… enfim, vários tipos de personalidades que, se bem trabalhadas, podem gerar resultados fantásticos e mal orientados, podem arruinar o trabalho.

O líder é o principal responsável da forma como a gestão das várias personalidades tem influência nos resultados de uma empresa. Para esse efeito deverá ter desenvolvida a arte de lidar com as diferentes pessoas de forma positiva, sabendo quais as melhores atitudes a ter e as melhores soluções para cada situação, tirando o máximo partido da diversidade das características de cada pessoa da sua equipa.

Como se costuma dizer: “o óleo das equipas é a qualidade da comunicação”. Se todos queremos mudar o óleo atempadamente e com um óleo de qualidade, estará garantido que o motor funcionará muito melhor. Assim, é importante que todos se envolvam neste trabalho e comuniquem melhor entre si, sendo essencial que todos sejam incluídos pois, basta que um falhe para todo o trabalho da equipa estar em causa. Incluir implica que todos se sintam importantes, porque efetivamente são! Daí que queiram a melhor solução e sintam que o resultado é de todos.

A forma como comunica e avalia os desempenhos é fundamental para maximizar os resultados da sua equipa. Neste sentido conhecer e saber como lidar com os diferentes perfis, é um fator fundamental.

Há personalidades para todos os gostos. Os que se preocupam com Quem, outros com o Como, para alguns o Porquê é essencial e o Quê fica para quem gosta de resultados. Uns têm medo de perder o reconhecimento social; outros, medo da instabilidade; outros, medo de serem criticados e outros, de serem enganados.

Conhecer-nos melhor e conhecer melhor os outros é um fator decisivo no resultado final. Os líderes fazem a diferença pois sabem fazer isto melhor que ninguém. Conhecer-se para saber o que pode fazer bem ou o que deve delegar em quem faça melhor que ele.


“Se há algum segredo de sucesso, consiste ele na habilidade de apreender o ponto de vista da outra pessoa e ver as coisas tão bem pelo angulo dela como pelo seu.”

Henry Ford


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